29 de agosto de 2014

Sobre Claudia...



Claudia Antonini é ítalo-brasileira nascida em Porto Alegre em 1966. Formou-se em Comunicação Social em 1989 e, no mesmo ano, mudou-se para a Itália, onde cursou mestrado em Relações Públicas Europeias e especialização no Ensino do italiano. É tradutora pública desde 2010 e atualmente é também acadêmica de Direito.

Trabalhou e residiu na Itália até 1996. Sua cidadania italiana foi reconhecida somente em 1992, tendo vivido por 3 anos como “extracomunitária” e enfrentado todas as dificuldades dessa condição.

Em 1996, voltou ao Brasil e o número de pedidos de ajuda que recebeu foi tão grande que passou a se dedicar a outros oriundos. Trabalhou com os idosos e aposentados, coordenando um patronato assistencial, e com os jovens e profissionais, na coordenação de cursos de italiano. Além disso, mantém seu escritório de assessoria com sede ao lado do consulado há 18 anos, portanto, sempre na linha de frente com os casos mais difíceis e urgentes.

Conselheira do Comitê dos Italianos no Exterior há 10 anos e delegada política italiana para a América do Sul há 6 anos, conhece profundamente os interesses e dificuldades desta grande comunidade italiana que representa quase um terço da população de nosso estado.

Pesquisa a história das famílias italianas do RS desde 1989 e é criadora do Concurso Rovílio Costa que desde 2009 promove a preservação destas memórias com a publicação da coleção “Construtores de História”.

Foi vice-presidente da Massolin de Fiori Sociedade Italiana, é vice-presidente da Veronesi nel Mondo, sócia da Trevisani nel Mondo, da Câmara de Comércio Italiana do Rio Grande do Sul e da Associação dos Professores de Italiano. Foi por muito tempo moderadora de comunidades virtuais de ítalo-brasileiros e é autora de inúmeros artigos sobre o tema.