22 de agosto de 2009

Cidadania italiana: A longa espera

Temos recebido grande número de requerentes ao reconhecimento da cidadania italiana, os quais, após longa espera na fila de agendamentos, estão sendo chamados pelos Consulados Italianos.

Boa parte destes requerentes tem saído do consulado com a solicitação de atualização de vários itens do processo.

É natural que isto ocorra, pois na maioria dos casos, passaram-se anos desde o agendamento e, è claro, a vida destes requerentes enfileirados não parou.

Para prevenir, ser mais efetivo e evitar o vai e vem ao consulado, seguem algumas dicas.

Devido ao transcurso de tempo é comum ter ocorrido:

- nascimentos, casamentos, divórcios e óbitos referentes aos requerentes e aos seus antepassados listados no processo;
- mudanças de endereço, telefone, e-mail, profissão e outros dados dos requerentes;
- maioridade de requerentes que à época do agendamento eram menores de idade e ainda estão inseridos nos requerimentos dos genitores e sem a cópia dos próprios documentos complementares, como carteira de identidade e título de eleitor.

Qual a nossa sugestão?

Não perca tempo e nem fique indo e vindo ao consulado para a complementação destes documentos. Antes de ir ao consulado revise estes detalhes e adapte seu processo à situação atual:

- Inclua, buscando, reconhecendo a firma e traduzindo as certidões em inteiro teor (Link para a matéria anterior), dos nascimentos, casamentos, óbitos, ocorridos após a data de agendamento;
- Anexe, se houve divórcio de um dos requerentes, cópias extraídas dos autos do foro da petição inicial, sentença e transito em julgado da separação e do divórcio referentes, com firma do oficial do cartório do foro reconhecida em tabelionato com as respectivas traduções;
- Atualize os requerimentos com dados antigos substituíndo-os por novos;
- Insira requerimentos próprios, cópias das identidades e títulos de eleitor para os jovens que tiverem atingido a maioridade, e, ao mesmo tempo, retire-os dos requerimentos dos genitores;
- Se houver alguma alteração refaça a cronologia de seu processo.

Isto poupará tempo a você e ao consulado e permitirá que seus dados estejam atualizados no momento da entrega do processo.

Lembre que você, cidadão italiano, tem o dever de manter atualizado junto ao consulado a sua situação civil, assim como a de seus antepassados e descendentes diretos, além de informar mudanças de endereço.